16ª) Escutar é um ato sagrado!

escutar
"Escutar é ato de sabedoria, pois esta virtude leva aquele que escuta ao grau sagrado do coração daquele que fala, então, ambos se iluminam!” (Água, Terra, Fogo e Ar, abril de 2011 por Saulo Martins)

Reflexão do xamã: Como está dito acima: Escutar é ato de sabedoria pode causar confusão a primeira vista, pois não nos faltam situações que apontam o contrário, onde o desentendimento predomina e a obscuridade prevalece na maioria das discussões humanas, não é mesmo? Então por que o sagrado teria dito isso? Vamos lá... Para melhor lhes dizer como eu compreendi esta mensagem xamânica faz-se necessário aprofundar o entendimento e a diferenciação dos significados das palavras ESCUTAR  e OUVIR.
Pois bem, eu passei a definir, por convenção própria, a palavra OUVIR como sendo a faculdade de captar os sons das palavras, procurar o seu significado no dicionário ou no conhecimento gramatical próprio para poder interpretar o que esta sendo dito. Ouvir, portanto, resume-se a entender o significado de determinadas palavras ditas por alguém e ter uma idéia daquilo que este alguém deseja dizer. OUVIR, visto por esse ângulo, é um processo intelectual sujeito a interpretações pessoais. No ato de ouvir, SE PENSA no que se está sendo dito, tiram-se as conclusões próprias. Ok, até aí fica esclarecido o que eu entendo por OUVIR, mas e ESCUTAR? Qual a diferença? Bem, a arte de Escutar requer a integração dos sentimentos com a imaginação para poder "viajar" na fala daquele que se expressa!  A arte de ESCUTAR exige coragem de se permitir ser levado emocionalmente nas imagens/sensações/sentimentos daquilo que está sendo dito. ESCUTAR é a arte de "viajar" nas palavras do outro tendo como embarcação sagrada a imaginação, os sentimentos em profunda compaixão para com o ser que ora. Para se escutar não se pode interpretar nem se pensar, isto seria OUVIR. Para se ESCUTAR deve-se calar a mente e deixar-se levar pelo Coração, assim, esta virtude eleva aquele que escuta ao grau sagrado do coração daquele que fala, então, ambos se iluminam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temos idéias conforme vivemos... Sentimos amor conforme Ele deseja! Fique a vontade para expor as suas idéias e sentimentos sobre esta postagem!

Eventos xamânicos

a) RITUAIS XAMÂNICOS - (Primeiro sábado de cada mês. Ilha de Itaparica - BA). Rituais para o autoconhecimento e desenvolvimento espiritual baseados no xamanismo - Filosofia de vida que nos ensina a viver junto a Natureza em harmonia e sabedoria.
b) ENCONTROS COM O CORAÇÃO - (Segundo domingo de cada mês. Parque de Pituaçú, Salvador - BA). Rituais de bênçãos junto a Mãe Natureza e os quatro elementos sagrados, Água, Terra, Fogo e Ar. Sob a inspiração e guiança da Mãe Natureza, também são tratados temas importantes sobre a natureza humana e espiritual a fim de promover uma melhoria na qualidade de vida.
Informações: sauluar@hotmail.com

Espaço da solidariedade. Doações de serviços terapêuticos naturais e Eco-educacionais pelo bem de todos. Você acha que essa idéia é boa?